18 Julho 2019

Gráfica Pex: 25 anos de inovação e bom atendimento

Não é de hoje que se fala sobre a importância do pioneirismo no mundo empresarial. Empresas pioneiras se destacam por inovar, criar novas oportunidades e, claro, correr riscos. Mas só ser a primeira não é garantia de nada. É preciso continuar investindo: em atendimento, em produtos, em serviços, nos funcionários…

João Luiz Guerra sabe muito bem disso. O nome à frente da Gráfica Pex conta com orgulho sua trajetória, marcada por decisões ousadas, organização, planejamento e muita humanidade.

Natural do Rio de Janeiro (RJ) e formado em Administração de Empresas, Guerra teve uma longa experiência no mercado gráfico trabalhando em uma multinacional. No início da década de 1980, foi desligado da empresa, mesmo período em que surgiu uma oportunidade de abrir uma gráfica offset em Campo Grande (MS) com alguns sócios.

Entre a compra das partes dos outros sócios, um incêndio na gráfica e os desafios dos difíceis anos 1990, Guerra visitou uma feira em São Paulo (SP), onde conheceu os avanços do mundo digital e os conceitos de gráfica rápida. Assim, em 1994, nasceu a Gráfica Pex, a primeira gráfica rápida de Mato Grosso do Sul. Era só uma portinha na Rua Antônio Maria Coelho, em frente ao Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, com uma equipe de apenas cinco pessoas: Guerra, a esposa, a filha e dois ajudantes. Um deles, Diego Cesco, continua na empresa até hoje e tornou-se Gerente.

“Quase não existia gráfica rápida no Brasil, depois que abrimos, surgiram outras, é um movimento natural do mercado, mas ainda assim era algo muito novo. É muito difícil as pessoas acharem que precisam de algo que elas nem sabem que existe, então foi um período complicado, de fazer as pessoas entenderem as possibilidades de soluções que o serviço trazia. Outro fator era a dificuldade de encontrar mão de obra também”, relembra Guerra.

Desde o começo, a Pex contou com o apoio do Sebrae/MS para trilhar os melhores caminhos. Depois de cinco anos em atividade, mais estabelecida no mercado, a gráfica precisava mudar para um espaço maior e foi uma consultoria do Sebrae/MS, que fazia pesquisas e estudos sobre localização, que ajudou a escolher a esquina da Rua Antônio Maria Coelho com a Arthur Jorge como novo ponto da Pex, onde funcionou por 17 anos.

Essas quase duas décadas foram marcadas por grandes transformações de comportamento dos clientes, que acompanharam as transformações tecnológicas. “No início, a demanda era mais por cópia que por impressão, quando todas as casas tinham computador, as pessoas íam mais para imprimir e encadernar, mas, logo na sequência, todo mundo tinha impressora em casa também. Só não foi um período crítico porque as agências de publicidade começaram a descobrir que, com a gráfica rápida, dava para fazer o boneco de uma revista antes de lançar oficialmente ou um modelo do folder antes de imprimir cinco mil deles”, conta Guerra.

Foi nesse período também que a Pex começou a se preocupar ainda mais com o atendimento. Já com cerca de 10 pessoas na equipe, investiu em treinamentos constantes, que continuam até hoje. “Me lembro de ter visto uma pesquisa do Sebrae que falava que 71% dos clientes a gente perde por mau atendimento. Aquilo me chamou muita atenção, criamos uma cultura de treinamento e até hoje o bom atendimento é o grande diferencial da Pex. Essa é uma herança do Sebrae”, afirma.

Para ler a matéria completa, acesse: https://sebrae.ms/casos-de-sucesso/grafica-pex-25-anos-de-inovacao/

04 Março 2024

Promoção de Panfletos 2024

Confira o regulamento

20 Outubro 2023

Instituto Maná do Céu recebe doações para o lanche

23º Happy Day - Pex

O que você está procurando?

Ícone caneta
Conheça o projeto
PexArt
Cartao em Dobro
PROMOÇÃO
Ícone percentual